As imagens ajudam a visualizar indiretamente o fluxo sanguíneo que alimenta um dos principais músculos do coração, que forma o ventrículo esquerdo, cujo papel é de impulsionar o sangue para todos os órgãos do corpo humano.
O resultado da cintilografia aponta se as doenças das artérias coronárias estão prejudicando o aporte de sangue ao coração, ocasionando a chamada isquemia do miocárdio.
O exame é indicado preferencialmente para pessoas propensas às doenças:
Pacientes que já se submeteram à tomografia, cateterismo e angioplastia das artérias coronárias, cirurgia de revascularização do miocárdio ou infarto do miocárdio também podem realizar a cintilografia para auxiliar médicos na orientação de melhores tratamentos.
Procedimentos e contraindicações
Ao agendar a cintilografia do miocárdio, o paciente recebe instruções específicas sobre alimentação, ingestão de líquidos e vestuário para o exame. Além disso, é necessário chegar com antecedência ao hospital para conferência de dados pessoais.
Após realizar a triagem no laboratório de Medicina Nuclear, é encaminhado ao exame de cintilografia e inicia o processo em duas fases:
Fase de repouso
O paciente recebe a injeção intravenosa de substância radioativa ou radiofármaco. As imagens do fluxo sanguíneo são coletadas após um período de 30 a 60 minutos, por um equipamento denominado gama câmara.
Fase de estresse ou esforço
Após a primeira fase, é realizada novamente a injeção da mesma substância radioativa durante a realização do teste ergométrico, também conhecido como teste de esforço.
Como alternativa ao estresse ou esforço físico, há a possibilidade de realizar a cintilografia do miocárdio associada à utilização de dipiridamol ou dobutamina, que têm a função de aumentar fluxo de sangue nas artérias coronárias.
Da mesma forma, quando as artérias coronárias estiverem em sua dilatação máxima, será injetada a mesma substância radioativa ou radiofármaco que marcará o quanto de sangue está chegando ao músculo do coração.
Ambos os métodos auxiliam no registro de imagens e são escolhidos pelo médico responsável que solicitou o exame, de acordo com a condição clínica do paciente.
A duração total do exame, contemplando as duas etapas, varia de quatro a seis horas. Os resultados de imagens são obtidos de 15 a 60 minutos após a conclusão das duas etapas.
Agende seu exame de Cintilografia do Miocárdio no Hcor
O Hcor é referência em cintilografia do miocárdio e outros serviços voltados à saúde do coração. Possui atributos diferenciais na realização do exame que promovem benefícios a seus pacientes.
Ambiente de segurança
Todos os ambientes e equipamentos são higienizados de acordo com os protocolos nacionais e internacionais para proteção individual, desde o início da pandemia da Covid-19.
As salas de espera contam com cadeiras individuais, nas quais os pacientes permanecem durante todo o período. O laboratório também conta com um corredor específico para trânsito seguro daqueles que realizam o exame.
Equipamentos de ponta
As gamas câmaras utilizadas para a cintilografia miocárdica são de última geração e proporcionam maior conforto. A captação de imagens de alta qualidade é realizada em curto tempo e utiliza o mínimo de exposição do paciente à radiação.
O método utilizado apresenta diferenciais importantes para obtenção de maior número de imagens em relação aos protocolos clássicos, com metodologia padronizada e obrigatória.
Assistência médica
O corpo clínico de médicos nucleares e cardiologistas do Hcor possuem expertise nos segmentos e trabalham de forma integrada na realização das assessorias médicas para o exame.
A análise do resultado da cintilografia é realizada pelos especialistas de modo integrado a outros importantes exames como testes ergométricos, ecocardiogramas, tomografia e cateterismo. Os procedimentos são gerenciados por um sistema integrado de exames internos e externos com programas digitais específicos.
Saiba mais
O Hcor foi o segundo hospital do Brasil a obter um equipamento ultrarrápido de cintilografia do miocárdio e o primeiro a contar com duas unidades em suas instalações.
O serviço de Medicina Nuclear do Hcor é referência no País, com mais de duas décadas de tradição e cerca de mil exames realizados por mês.
Cintilografia do Miocárdio: conheça o exame e saiba como fazer
Baixe o infográfico sobre cintilografia do miocárdio.
Baixe o infográfico sobre CintilografiaCompartilhe com seus amigos